O Que é Plant Based Diet
A busca pela boa forma pode ter vários motivos: melhorar a disposição, controlar colesterol e pressão arterial, dar mais energia ou perder quilinhos extras.
Se você é adepto de uma vida mais saudável ou quer começar a fazer parte desse time, sabe que a alimentação é fundamental no processo. As dietas orientadas costumam ter um papel importante na rotina individual, favorecendo o organismo como um todo.
Meu objetivo nessa postagem é apresentar uma nova dieta que tem muito a oferecer para a sua saúde: a plant-based diet.
Em tradução livre esse termo significa "dieta à base de plantas". Ela prioriza os vegetais na sua forma mais natural e corta itens nada saudáveis do esquema alimentar, como açúcares, processados e grãos refinados.
A ideia é usufruir ao máximo todas as partes do alimento, inclusive talos, folhas e cascas, de forma a aproveitar completamente os nutrientes. Assim, quase nada é jogado fora, evitando o desperdício e ajudando o orçamento doméstico.
Mas, afinal, o que eu posso comer na plant-based diet?
Essa dieta propõe refeições simples, de alto valor nutricional, mas defendendo a criatividade e sustentabilidade. Nela se utiliza tudo o que é natural, eliminando corantes, aromatizantes e temperos industrializados.
O objetivo é fazer pratos coloridos e ricos em todos os tipos de nutrientes, consumindo frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, sementes e oleaginosas.
Caso o nutrólogo sinta que a sua alimentação está com deficiência de proteína animal ele vai inserir nas refeições ingredientes como cogumelos, soja e tofu. Já o ferro pode ser consumido nas folhas verde-escuras.
Benefícios da dieta plant-based
Quem adota esse tipo de dieta para a sua vida colhe bons resultados. Ela melhora a saúde e o sistema imunológico, já que a grande variedade de alimentos contribui com o fornecimento de micronutrientes, fibras, antioxidantes e compostos bioativos.
A dieta plant-based também auxilia na prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer.
Devido ao consumo maior de alimentos antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres, a plant-based é uma boa aposta para combater o declínio cognitivo, como o que ocorre no Mal de Alzheimer. Isso porque essa dieta age justamente na prevenção do envelhecimento celular.
Além disso, o novo método alimentar auxilia na perda de peso. Afinal, o indivíduo começa a ingerir uma quantidade maior de fibras, excluindo das refeições doces, biscoitos, refrigerantes e tudo o que facilita o ganho de gordura.
Contudo, mesmo com tantos benefícios, ainda existem dúvidas em relação à plant-based. Por exemplo: a maioria das pessoas confunde a plant-based com as dietas veganas e vegetarianas.
Embora sejam semelhantes em alguns pontos, elas não são a mesma coisa.
Vale lembrar que o veganismo elimina o consumo de qualquer produto de origem animal, sendo cortado da lista de alimentos não só as carnes, mas, também, laticínios, frutos do mar, ovos e mel.
Já os vegetarianos excluem de suas refeições todos os tipos de carnes, mas costumam comer laticínios e outros alimentos não permitidos na dieta vegana. No entanto, a plant-based diet é mais flexível, não sendo proibido nenhum tipo de alimento de origem animal.
Pode comer carne à vontade?
Como já foi dito, as carnes e demais produtos animais não são proibidos. Porém, o cardápio da dieta plant-base inclui principalmente os alimentos que crescem na terra e, de preferência, os orgânicos.
A preocupação dos adeptos desse conceito alimentar é ter proteína suficiente nas refeições. Vale lembrar que, quando feita de maneira correta, essa dieta é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo.
Contudo, caso a pessoa queira, as carnes podem ser inseridas nas refeições, mas de forma moderada, já que a essência desse método são os vegetais.
Adotar uma alimentação baseada em vegetais pode trazer uma série de benefícios, dentre eles o emagrecimento. Mas, para que isso aconteça, você precisa ter em mente dois fatores importantes: a primeira é que a dieta por si só não faz milagres. Mudar certos hábitos, tais como evitar bebidas alcóolicas, ingerir muita água e praticar exercícios físicos ajuda a acelerar a perda de peso.
O outro aspecto tem total interferência não só no emagrecimento, mas, também, na saúde como um todo. A plant-based, assim como outras dietas, deve ser acompanhada por um médico nutrólogo. Afinal, fazer restrição alimentar por conta própria pode causar muitos problemas, levando, inclusive, a disfunções no organismo.
O Instituto Ferreira Mattos está à disposição para checar se a dieta plant-based é a mais indicada para você a partir de exames laboratoriais e clínicos, além de um bate papo para entender suas necessidades.
Se quiser, entre em contato com a gente e marque sua consulta!
Source: https://ferreiramattos.com.br/blog/2019/04/29/o-que-e-plant-based-diet/
0 Response to "O Que é Plant Based Diet"
Post a Comment